Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Assim fala o Senhor, o Santo de Israel: 19Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás motivo algum para chorar: ele se comoverá à voz do teu clamor; logo que te ouvir, ele atenderá.
20O Senhor decerto dará a todos o pão da angústia e a água da aflição, não se apartará mais de ti o teu mestre; teus olhos poderão vê-lo 21e teus ouvidos poderão ouvir a palavra de aviso atrás de ti: “o caminho é este para todos, segui por ele”, sem desviar-vos à direita ou à esquerda.
23Ele te dará chuva para a semente que tiveres semeado na terra, e o fruto da terra será abundante e rico; nesse dia, o teu rebanho pastará em vastas pastagens, 24teus bois e os animais que lavram a terra comerão forragem salgada, limpa com pá e peneira.
25Haverá em toda montanha alta e em toda colina elevada arroio de água corrente, num dia em que muitos serão mortos com o desabamento de seus torreões.
26A lua brilhará como a luz do sol e o sol brilhará sete vezes mais, como a luz de sete dias, no dia em que o Senhor curar a ferida de seu povo e fizer sarar a lesão de sua chaga.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 146)
— Felizes são aqueles que esperam no Senhor!
— Felizes são aqueles que esperam no Senhor!
— Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, cantai ao nosso Deus, porque é suave: ele é digno de louvor, ele o merece! O Senhor reconstruiu Jerusalém, e os dispersos de Israel juntou de novo;
— Ele conforta os corações despedaçados, ele enfaixa suas feridas e as cura; fixa o número de todas as estrelas e chama a cada uma por seu nome.
— É grande e onipotente o nosso Deus, seu saber não tem medida nem limites. O Senhor Deus é o amparo dos humildes, mas dobra até o chão os que são ímpios.
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Encontramos repouso no coração de Jesus
Entreguemos a Ele as agitações, preocupações e inquietações, tudo aquilo que está borbulhando dentro da nossa cabeça e do nosso coração, porque Ele cuidará de nós
“Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor” (Mateus 9,36).
O sentimento de compaixão toma conta do coração de Jesus, porque Ele é o bom pastor que conhece Suas ovelhas, Seu rebanho e sabe do cansaço, do abatimento que toma conta de cada ovelha. É movido pela compaixão de Seu coração, que Jesus quer cuidar do sofrimento, abatimento e cansaço de cada um de nós.
O melhor lugar para repousarmos é no coração de Jesus, nos braços d’Ele! Nós não só descansamos no Senhor, como descarregamos aquilo que está pesado e enfadonho, que está fazendo nossa vida, muitas vezes, monótona. Jesus cuida das nossas feridas, olha uma por uma com Seu amor misericordioso e as trata com a Sua misericórdia divina.
Deixemo-nos ser curados por Jesus, deixemos que, a cada dia, Ele cure nosso cansaço. Não há nada mais renovador e transformador para nossa vida do que ao fim, princípio ou meio de cada dia tirarmos um tempo precioso para nos recolhermos no coração de Deus, para descansarmos, para nos entregarmos a Ele e O adorarmos, para colocarmos em Jesus o nosso fardo de cada dia.
Amados irmãos e irmãs, o Mestre não deseja que carreguemos um fardo maior do que nossas forças, que nenhum de nós carregue um peso acima de nossa capacidade. Há momentos que tudo parece estar tão pesado, tudo tão exigente; então, juntam-se todos os problemas de uma vez só, e não sabemos o que fazer, onde colocar nossa cabeça.
Coloquemos nossa agitação em Jesus, entreguemos a Ele nossas preocupações e inquietações, aquilo que está borbulhando dentro da nossa cabeça e do nosso coração, pois Ele cuidará de nós!
Jesus é aquele que se compadece do que nos faz sofrer, é aquele que cuida de cada uma das Suas ovelhas, porque conhece o abatimento, o sofrimento e o cansaço de cada uma delas.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário