Leitura do Livro do Profeta Isaías
1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”.
5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco.
8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto”.
- Graças a Deus.
Responsório (Sl 84)
— Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.
— Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar!
— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.
— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.
— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.
Evangelho (Lc 5,17-26)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: ‘levanta-te, pega o leito e vai para casa’ ”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
O Senhor nos liberta de qualquer paralisia
A fé é saber dar passos no escuro, na direção de Deus, é acreditar que Ele tudo pode, que Ele nos levanta e nos liberta de toda e qualquer paralisia
“Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados” (Lucas 5, 20).
Aqueles homens traziam o paralítico que estava num leito e não podia andar, locomover-se, mas queria muito ver e estar aos pés de Jesus. Aqueles homens sofriam, porque além de carregarem o peso do paralítico, não conseguiam introduzi-lo no meio da multidão para que chegasse até Jesus. O próprio homem suplicou: “Nem que seja por cima do telhado, eu quero chegar até Ele!”.
Subiram pelo telhado e, por entre as telhas, desceram-no com o leito no meio de todos. Jesus, ao ver tamanha fé e esforço, tamanha boa vontade em ser curado, liberto e perdoado, imediatamente disse àquele homem: “Teus pecados estão perdoados!”.
Algumas pessoas acham que ter fé é apenas dizer: “Eu tenho muita fé!”. A fé exige esforço, dedicação, empenho e obras. Queremos que Deus nos cure, que faça isso e aquilo em nossa vida, mas ai de nós se não nos esforçarmos, se não dermos o passo, não buscarmos o conselho com entusiasmo, confiança e fé! Se assim não for, teremos dificuldades para encontrar a graça almejada e buscada.
Fé é saber dar passos no escuro, na direção de Deus; fé não é somente uma palavra, mas é, em primeiro lugar, atitude, disposição interior, convicção da mente e da vontade. Fé é acreditar que Deus tudo pode, que Ele nos levanta e nos liberta de toda e qualquer paralisia.
Sabe, meus irmãos, viver paralisado na fé é uma tristeza, porque não andamos para frente, e, às vezes, os poucos passos que damos acabam sendo para trás. Não há nada que paralise mais a nossa fé do que os nossos próprios pecados, do que mergulharmos numa vida medíocre, repleta de sentimentos e disposições que não são de Deus, e isso vai nos paralisando.
Quantas pessoas não têm mais pernas, mais forças, nem vontade de ir à igreja, para a casa de Deus e grupos de oração! Quantas pessoas estão paralisadas dentro da sua própria casa, porque não conseguem ler nem as Sagradas Escrituras! Esforce-se, dê o passo, corra atrás, entre pelo telhado, mas não dê desculpas para encontrar-se com Jesus e buscar o perdão de Deus.
Quem tem fé busca [o perdão], quem é fraco na fé procura fortalecer-se nela. Que o próprio Deus conduza nossos passos e nos ilumine, liberte-nos de tudo aquilo que nos deixa aprisionados na vivência daquilo em que acreditamos.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário