São Francisco e Santa Clara de Assis.

São Francisco e Santa Clara de Assis.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Liturgia diária: 23ª Semana Comum - Segunda-feira 07/09/2015



Primeira Leitura (Cl 1,24-2,3)


Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

Irmãos, 1,24alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo. 29Para isso eu me esforço com todo o empenho, sustentado pela sua força que em mim opera. 2,1Quero pois que saibais que luta difícil sustento por vós, pelos fiéis de Laodiceia e por tantos outros, que não me conhecem pessoalmente, 2para que sejam consolados e se mantenham unidos na caridade, para que eles cheguem a entender profunda e plenamente o mistério de Deus Pai e de Cristo Jesus, 3no qual estão encerrados todos os tesouros da sabedoria e da ciência.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 61,6-7.9)

— A minha glória e salvação estão em Deus.
— A minha glória e salvação estão em Deus.

— Só em Deus a minha alma tem repouso, porque dele é que me vem a salvação! Só ele é meu rochedo e salvação, a fortaleza, onde encontro segurança!

— Povo todo, esperai sempre no Senhor, e abri diante dele o coração: nosso Deus é um refúgio para nós

Evangelho (Lc 6,6-11)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Aconteceu num dia de sábado que, 6Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observava, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?”10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Promova a dignidade do próximo.

"É necessário promover o outro, tirá-lo do estado de prostração em que se encontra e dizer: ‘Olha, você é importante!’. Traga-o para o meio!

“Disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé” (Lucas 6, 8).

O que Jesus está fazendo, hoje, mais do que a graça de curar este homem que tem a mão seca é promover a dignidade a este filho de Deus que, pelo fato de ter essa enfermidade está na condição de rebaixado, excluído e marginalizado. Porque, eles [os mestres da Lei e os fariseus] olhavam a pessoa com uma doença ou uma enfermidade grave como amaldiçoado, castigado, impuro, por tantas outras denominações que revelam, na verdade, o preconceito ou a verdade de não querer se aproximar ou trazer para dentro de nós quem sofre disso ou daquilo.

Por isso, a ação de Jesus não é simplesmente curar por curar, mas é primeiro promover. É por isso que Jesus traz aquele homem de mãos secas para o meio deles [os mestres da Lei e os fariseus].

Primeiro se levantou; ele estava prostrado porque, para ele a sua situação não tinha mais jeito.

Sabe, meus irmãos, quantas pessoas no meio de nós estão, muitas vezes, prostradas, sentadas, deitadas ou simplesmente arrastando pela vida, porque parece que não tem mais jeito, ou olhamos para elas como se realmente não tivessem mais jeito.

Então, a primeira coisa: é necessário promover o outro, tirá-lo do estado de prostração em que se encontra e dizer: ‘Olha, você é importante!’. Traga-o para o meio!

A grande roda da vida acontece assim: as pessoas ficam em roda, existem os que estão fora da roda, existem os que estão lado a lado na roda e os que estão no meio da roda. E quem está no meio da roda são aqueles que nós paramos para ver ou para dar mais importância. Então, coloque as pessoas que estão excluídas da roda da sua vida para o meio, mostre a elas que tem importância, valor e toque nas mãos delas.

Sabe, pode ser que aquilo que está seco nelas, às vezes, esteja também seco dentro de mim e de você! Revigore, revitalize, restaure a relação que foi cortada e promova a dignidade do outro. Dê valor àquele ou àquela que talvez ninguém dê valor. Dê valor a quem talvez esteja esquecido, desvalorizado ou sem importância na sua vida.

Eu sei que você vai dizer: ‘Mas, Deus é quem está no centro da minha vida!’. Não tire Deus do centro, porque o Deus que está no centro quer trazer pessoas que estão fora, estão na margem, excluídas para dizer que Ele está nelas. Traga quem está fora para dentro da roda e a promova, a valorize; faça essa pessoa sentir-se importante, dê vida e vigor a ela.

Podemos pensar que uma pessoa que nasceu com esta ou aquela enfermidade será uma marginalizada, excluída e não vai participar da vida, quando, na verdade, ela se torna o referencial da nossa vida; nos ensina valores que não conseguimos enxergar em nenhum outro lugar.

Basta promover quem não tem importância para percebermos a importância maior que a vida tem!

Deus abençoe você!"

( homilia do Pe. Roger Araújo).

Responsório (Sl 61,6-7.9)


— A minha glória e salvação estão em Deus.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário