São Francisco e Santa Clara de Assis.

São Francisco e Santa Clara de Assis.

sábado, 19 de setembro de 2015

São Januário - Sábado 19/09/2015


Primeira Leitura (1Tm 6,13-16)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.
Caríssimo, 13diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno: 14guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.
15Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 99)

— Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
— Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele é Deus. Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho!

— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho (Lc 8,4-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu a beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.

6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”.

9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: 10“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”.

11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.

13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Que importância você tem dado à Palavra de Deus?


É importante dar atenção à Palavra de Deus, a atenção que ela merece, ela precisa ser acolhida como Palavra de Deus.

“E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança” (Lucas 8, 15).

A linda parábola do semeador, explicada por Jesus no Evangelho de hoje, merece sempre a nossa consideração, a nossa apreciação e atenção devidas. Primeiro, porque a parábola do semeador é, na verdade, a ‘parábola do coração’. Ela [a parábola] está contando como é o coração de cada ser humano; o meu coração, o seu coração, o coração de cada um de nós.

Sabemos que o nosso coração é, na verdade, um terreno que cai tudo, cabe tudo, entra tudo em nosso coração. Quantas coisas jogam, quantas coisas semeiam, quantas coisas vamos deixando crescer em nosso coração. Aqui tem repolho, alface, tem frutos de todas as espécies e maneiras.

Existe uma semente que é jogada em nosso coração desde que somos crianças, muito antes de nosso batizado, quando estávamos no ventre de nossa mãe. Ela [nossa mãe] já escutava a Palavra de Deus e esta caía aqui [no nosso coração]. É que, às vezes, vieram outras coisas, outras forças, outras árvores, outras sementes e sufocaram a Palavra de Deus.

Nós vivemos rodeados pela semente da Palavra de Deus. Apenas é importante dar atenção à Palavra de Deus, a atenção que ela merece, ela precisa ser acolhida como Palavra de Deus. Não é uma palavra qualquer, vem diretamente do coração de Deus!

Ela não pode ser comparada a abrolhos, ervas daninhas e, muitas vezes, as ervas daninhas estão crescendo em nossa vida, sufocando, maltratando e aniquilando a Palavra de Deus em nós.

Por isso, a primeira coisa: constância em ouvir a Palavra de Deus, em deixar que ela cresça em nosso coração e produza frutos. E, prestar atenção naquilo que destrói essa Palavra em nós: a distração, a falta de atenção, os prazeres da vida, do mundo e, sobretudo, deixarmo-nos levar pelos problemas e dificuldades. Precisamos deixar que essa Palavra caia em nosso coração e comece a produzir frutos, não importa a quantidade, se serão dez, trinta, cem por um.

Tem um fruto que não pode faltar: a constância, a perseverança. Persevere na leitura da Palavra de Deus, persevere nos propósitos que você já fez com Deus. Por isso, o mais importante não é fazer muitos propósitos ou muitas coisas, mas o pouco que fizer, faça bem feito. Persevere, pois quem perseverar até o fim será salvo!

Não basta ser de Deus, é preciso perseverar nos caminhos do Senhor. E se cultivamos bem a semente da Sua Palavra em nosso coração; cultivamos, cuidamos, tratamos e permitimos ela crescer, vamos colher os frutos para a eternidade!

Deus abençoe você!
(Homilia pe. Roger Araújo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário