São Francisco e Santa Clara de Assis.

São Francisco e Santa Clara de Assis.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Liturgia díaria de 27ª Semana Comum - Terça-feira 06/10/2015

Primeira Leitura (Jn 3,1-10)

Leitura da Profecia de Jonas.

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada.4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


Responsório (Sl 129)

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?


— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

— Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

Evangelho (Lc 10,38-42).

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Como Maria e Marta, sejamos ouvintes da Palavra do Senhor


Precisamos exaltar, com louvores, as virtudes dessas duas mulheres, amigas do Senhor, que o Evangelho nos apresenta. Marta é a mulher receptiva, a mulher do acolhimento, a mulher que prepara a casa para receber Jesus. Marta é a mulher das ocupações, das tarefas diárias, aquela que cuida de tudo com muito zelo e amor para que Deus seja sempre bem recebido.

Uma coisa muito importante para todos nós: todos temos tarefas, ocupações diárias e, muitas vezes, estamos demasiadamente ocupados e nem damos conta de fazer tudo o que precisávamos fazer. Algumas pessoas chegam no final do dia e dizem: “Tenho tanta coisa para fazer!” Ninguém tem mais tempo para falar com o outro, de dar atenção ao outro, porque estão demasiadamente ocupados com sua rotina diária.

Tem uma coisa que não podemos abrir mão, de forma nenhuma, fazer como Maria fez: estar aos pés do Senhor para escutar a Sua Palavra.

Se você quer mesmo ser um bom discípulo de Jesus, escute-O, tenha tempo para Ele, arrume um tempo para escutar Sua Palavra! Não caia na mediocridade do ‘ativismo’, do excesso de atividades, de ocupações.

Você pode ser um pai, uma mãe de família, ter as obrigações do trabalho e tantas coisas que lhe puxam, mas você pode fazer o seu tempo. Você pode arrumar em suas ocupações diárias um tempo de ouro para estar aos pés do Senhor.

Abra mão de alguma coisa que não seja necessária para você ou, mais ainda, se aquilo é tão necessário – se tem tempo para tomar banho, para comer – e se não tem tempo para isso é porque a sua vida está muito mal. Não podemos dar desculpas para não cuidar da nossa alma e do nosso espírito. O Senhor, que nos deu 24h a cada dia, sete dias por semana, não merece nem um tempo do nosso tempo? Nenhum espaço em nossa agenda o Senhor merece?

A questão não é se o Senhor merece, porque Deus continua sendo Deus independente do tempo que damos a Ele. Mas, a nossa alma, o nosso coração, a nossa vida espiritual, o nosso ser humano precisa, senão ficamos materiais, ou melhor, materialistas demais, porque não cuidamos da nossa alma e do nosso espírito.

Que saibamos priorizar nosso tempo e encontrar tempo para escutar a Palavra de Deus! “Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lucas 10, 42). Que saibamos, a cada dia, também escolher a melhor parte!

Deus abençoe você!



Nenhum comentário:

Postar um comentário